Leitores musicais insanos, vocês estão bem?

Eu estou feliz demais, e essa felicidade tem um motivo chamando Rebeca! Sim, cantora que conheci recentemente e me encantou com sua voz lindíssima e a  com a música “ Corar”. Gostei tanto que já coloquei na minha playlist de música para ouvir quando chego em casa depois daquele dia cheio !

Nada como uma boa música para ficamos mais tranquilos (as). Ah, além de indicar a música da cantora para vocês ouvir, a cantora Rebeca marca presença aqui no site falando um pouco mais sobre seu trabalho.

Vem comigo conferir essa entrevista insana!

Rebeca é uma honra ter você aqui no site. Conta para os leitores musicais o que atualmente você tá escutando mais na sua playlist? 

Oi! Muito obrigada pelo convite. Eu tenho ouvido direto uma banda que descobri recentemente, chamada Feng Suave. Discos da Ari Lennox, Rosália, Her, Jorja Smith, Homeshake, Nai Palm, St Vincent, o disco novo da Norah Jones, do Mac Demarco. Daqui do Brasil tenho ouvido também Duda Beat, Letrux e o disco novo do Black Alien. Se você me perguntar semana que vem vai ter mudado tudo. Mas Milton Nascimento e Gil não saem da minha playlist.

Você acabou de lança o single e clipe da canção “Corar”. Como foi o processo dessa canção? E conta um pouco sobre a ideia do clipe? 

A música surgiu de um loop de vozes que eu fiz há tempos, tipo, há 4 anos. Durante o processo de produção do disco, trocava composições com João Barreira – músico e compositor. Eu resolvi mandar vários loops de vozes, beats e pirações que eu tinha feito no meu pedal pra ele. Ele me devolveu uma letra em cima de um dos loops, com uma levada de rap que eu achei interessante. Fui para estúdio, recriei o beat com Rodrigo Martins e Corar nasceu. Acho que durante todo o processo de composição do disco, as letras do João conseguiram falar bastante sobre o momento que eu estava vivendo. Há outras parcerias com ele no disco, onde fizemos letra, arranjo e tudo mais juntos. A música fala sobre as relações endurecidas, de comunicação atravessada, esse desconforto entre pessoas que se gostam, mas acabam tendo comportamentos mais ariscos. Pra retratar esse endurecimento eu busquei uma estética de construções pesadas e frias, e por isso fizemos as primeiras cenas na cidade das artes. Para quebrar a tensão, usamos o elemento da água, que expressa a sentimentalidade escondida na narrativa. Quem participou da concepção do clipe foi a Brenda Cristina – artista visual –  e o olhar dela foi imprescindível para a realização do clipe.

Você está preste de lança um álbum. O que podemos esperar desse trabalho? Alguma referencia em especial para esse novo trabalho que está vindo? 

A primeira transcrição da Rebeca em som. Esse é o trabalho em que eu começo a definir minha identidade musical, após ter participado de projetos que foram essenciais para a formação do meu disco. Foi o primeiro trabalho que eu conduzi. Durante o processo de criação do disco eu ouvia muito Lorde, Sza, Frank Ocean, Tyler The Creator, Solange.. pop e r&b basicamente, mas eu acho que, como em toda criação, a gente carrega coisas inconscientes, toda bagagem musical e toda a experiência vivida, então não consigo dizer exatamente qual foi a referência. A produção tem uma linguagem em comum para composições que surgiram através de diversos formatos melódicos, rítmicos, harmônicos etc. Tem uma música que nasceu como samba e virou um pop, por exemplo, outra surgiu da melodia, outra de uma poesia.

Sempre  achei que para um artista que está lançando um álbum é muito difícil escolher a primeira música que irá dar um previa do que está por vim. Como é esse processo para você?

Na verdade eu comecei com Cinema Norte Americano no ano passado, mas eu acho que Corar foi ideal para dar a cara do disco, até porque esse é o nome dele. A música consegue sintetizar todas as vertentes do disco.

Rebeca conta para os leitores. Trabalhar com música mudou sua vida? Dê que forma? 

Trabalhar com música me proporcionou experiências extraordinárias. Eu acho que música é terapia, então consigo me enxergar e me entender bastante através de processos criativos. Eu gosto de sair em turnê e poder espalhar minha música por ai. Os processos de gravação em estúdio são super especiais, conseguir transformar uma ideia em som e a partir disso criar uma conexão com pessoas que eu não faço ideia que existem é bem louco.

Entrevista está quase no final. Queremos saber se com novo álbum você pensar em fazer novos clipes também? 

Quero muito! Isso já está nos planos!

Como você lida com as criticas seja positivas ou negativas? 

Eu procuro compor músicas sinceras. Acho que ser vulnerável é a única maneira de conseguir contar minha verdade. É muito bom quando alguém se identifica com essa verdade. Se não rolar, tranquilo, porque se todos gostassem da mesma coisa o mundo seria chato.

Qual mensagem você deixa para os leitores musicais e fãs que te acompanha? 

Agora em junho tem disco, estou ansiosa, espero que gostem!

VAMOS PARAR COM ESSE BLÁ, BLÁ, BLÁ, MARAVILHOSO E APERTE  O PLAY!

Gostaram? Acompanhem a cantora no instagram e vamos ficar ligados nas novidades hein!  Aqui ô leitores musicais:

https://www.instagram.com/rebecasauwen/

FIQUEM
LIGADOS QUE EM BREVE TEM MAIS MÚSICA AQUI HEIN, TE ESPERO! ABRAÇO GRANDE,
@MAAHMUSIC

DEIXE SEU COMENTÁRIO