Oi pessoal, faz tempo que não passo por aqui né?
Tive que tirar um tempo pra mim, foi tão necessário e ao mesmo tempo sufocante não publicar sobre o que sentia de certa forma eu sentia vocês mais próximos de mim quando eu estava aqui escrevendo e vocês lendo, por mais dolorido que seja foi importante.
Vocês acreditam que foi um passeio para ver Vinicius de Moraes e que foi inesquecível. Esse momento me fez voltar a escrever e principalmente a campainha desse dia tão especial. A arte inspira outras artes.
Amizade achou que não existisse ou era momentâneo demais para ter uma, nunca fui de ter amigos, apenas colegas e que as conversas eram sempre rasas, mas depois de algumas crises por decepções, muita terapia e principalmente renovar meu ciclo de amizade, acabei ganhando perspectivas diferentes sobre.
Vamos ao passeio com minha amiga Priscila Cuevas, que inclusive me fez a pessoa mais feliz me deixando explorar minha arte de fotografar- lá, de forma espontânea e só minha.
Farol Santander é um dos meus lugares preferidos da cidade de São Paulo, no centro da cidade ele oferece em vários andar arte, com várias percepção e ponto de vista de cada artista com seu trabalhos particulares e fascinante, tudo isso você encontrar no Edifício Altino Arantes, símbolo paulistano e terceiro maior arranha-céu da cidade. Construído para preservar o passado, iluminar o presente e transformar o futuro, o centro de cultura, turismo e lazer e gastronomia Farol Santander está localizado no coração de duas capitais brasileiras que possuem muita história para contar, você não pode perder!
Confesso que fui por dois motivos, primeiro para conhecer Priscila e segundo por Vinicius de Moraes, um artista que até hoje balança meu coração e faz ele bater mais forte e Priscila tem tudo haver com cenário, afinal, ela é amizade mais sincera e de uma troca recíproco e intensa, sou apaixonada pela forma que ela coloca seu ponto de vista, o entendimento que ela tem e o respeito pela a opinião do outro e assim vamos juntas construindo algo que nunca tive durante meus trinta e dois anos de vida, uma amizade recíproca e gostosa de ter, sem cobranças porque entendemos que cada uma tem sua vida, mas também sem demonstrar admiração uma pela outra. Me sinto sortuda, mesmo sendo tarde, tenho a honra de ter sua amizade e momentos marcantes com ela, como esse passeio e isso me faz pensar quando eu vi as fotos de Vinicius de Moraes com seus amigos da música, aquela leveza de saber que está em um lugar que você poder ser quem é sem ter medo do julgamento do outro.
Uma particularidade do Farol Santander é os andares, cada andar tem uma arte que muitas vezes você vai com a sensação gostosa de curiosidade. Você vai encontrar no momento exposição de Vinicius de Moraes – por toda a minha vida traz o mundo do mais amado poeta brasileiro para nossos olhos, ouvidos e, sobretudo, nossos corações. O critério cronológico da exposição está aliado com a simultaneidade das linguagens e dos acontecimentos, e abre lugar para focos específicos. O resultado é uma sequência temporal em que, conforme o andamento da obra e da própria vida, há saltos, rupturas e estilhaços de memória, obedecendo-se ao perfil múltiplo de Vinicius de Moraes. Um bom exemplo é a atenção especial à escrita teatral de Orfeu da Conceição ou A arca de Noé, este último um dos momentos mais importantes da literatura brasileira para a infância. A escolha do material expositivo busca a variedade de registros, abarcando poemas, crônicas, canções, entrevistas, correspondência, depoimentos e fotografias. A grande atração é a exibição de documentos originais: cartas, manuscritos, datiloscritos, capas de discos, desenhos, livros, quadros etc. O marcante caráter museográfico tem também uma forte presença de obras de arte. Vinicius de Moraes teve entre seus grandes amigos artistas importantes, como Di Cavalcanti, Portinari, Santa Rosa, Scliar, Carlos Leão, Oscar Niemeyer e Elifas Andreatto, entre outros. O poeta escreveu poemas, crônicas, notas biográficas e críticas sobre eles. Além disso, vários desses artistas colaboraram com Vinicius em diferentes momentos de suas carreiras. A exposição pretende revelar esses laços, indo além do registro biográfico ou documental. Nesse sentido, Vinicius: por toda minha vida é também uma exposição de arte. – Eucanaã Ferraz. Cada detalhe traz Vinícius para perto da gente, uma exposição poética de se visitar.
Priscila estava como eu, encantada com as histórias e o que estávamos vendo. Alguns momentos lembramos pessoas em comum, outros ela fazia parte da exposição de uma forma singela e única de ser. Eu fotografei o máximo que consegui, e confesso que foi especial pra mim, por ser um momento inteiramente artístico meu como fotógrafa e como admiradora de um artista que fez parte do meu crescimento cultural.
Em outros andares você vai encontrar exposição de Sergi Cadenas – A imagem expandida, OCEANVS – Imersão em Azul é uma exposição imersiva, André Feliciano – Fotografe para Ver, ‘Vista 360º’ de Vik Muniz e o Espaço Memória Farol Santander. Venha fazer uma visita: https://www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_1920
Falar sobre minha amizade com Priscila, é algo que jamais pensei em ter por ser tão leve e bom. Ela vem me ensinando muito e cada papo é uma expansão de ensinamento de vários assuntos da vida ou mesmo acadêmicos, são trocas que me fazem pensar que valeu a pena todas as decepções para chegar em um lugar que me sinto confortável.
Vivi em lugares que me machucaram muito e até hoje carrego algumas cicatrizes sejam antigas ou até mesmo recentes. Ela entende meu momento, quando quero falar muito ou quando não quero falar nada, ser escutada me faz sentir que ganhei na mega sena sem ao menos jogar, o prêmio é tão grandioso que parece aquela mega sena da virada que é um sonho para muitos brasileiros, usei uma bela metáfora para dizer como me sinto feliz em ter sua amizade Priscila Cuevas, sei que muitas pessoas tem um sonho de ter pelo menos a oportunidade de ter o que tenho com você.
Sair de um ciclo de pessoas que por mais que você queira muito, não vão se importar, não darão o valor que você merece, não serão recíprocas, só farão você questionar seu potencial enquanto ser humano. MAS, a boa notícia é que você não precisa delas e existem pessoas incríveis te esperando, eu achei a minha amiga incrível Priscila.
Obrigada pelo passeio, por deixar explorar minha arte e principalmente pela amizade.