Minha dica de hoje é uma artista que me fez ficar incomodada de alguma forma, fiquei inquieta, não sei muito bem explicar.
Sabe aquele momento da sua vida que você se encontrar em uma confusão de sentimento, com dúvidas de pessoas que estão ao seu lado, será que essas pessoas estão aqui pelo que sou ou pelo que posso oferecer pra elas, tenho esse constante incômodo ultimamente e ouvir a música “ Manigo & Kagoule” me despertou de uma certa forma inacreditável.
Manigo fez barulho aqui dentro de mim, ele agitou minha alma de uma forma que até meu coração sentiu o efeito. E digo de coração, adoro artistas que me causam essas sensações. Prestes a lançar um novo álbum, hoje teremos entrevista com o próprio para falar sobre o que podemos esperar e nos deixar com o gostinho de queremos ouvir o que vem por aí!
Qual a proposta inicial do álbum?
A proposta inicial do álbum, é mostrar para os negros a diferença entre criminalidade e sucesso.
Nada esta perdido, o caos todo existente pode se tornar música e arte. A vivência de cada individuo envolvido com criminalidade pode ser transformada.
Suas referências elas foram criadas a partir de suas vivências, se sim? Conte-me.
As referências são citadas a partir do meu conhecimento do rap postura na rima, imposição de voz. muito sotaque francês e vivência de rua. 50 cent, Koba Led, Racionais acaba sendo a maior delas, o álbum mil trutas e mil tretas. Meu álbum carrega a personalidade desses assuntos que o Racionais trouxe antigamente.
Nesse álbum você tem como propósito trazer uma nova percepção sobre o trap no Estado e no Brasil?
O álbum vem mostrar uma nova percepção diferente do rap, eu não estou preso a rótulo, eu faço arte, minha família é o hip hop, logo eu crio e faço música, não sou apenas um MC, sou um compositor.
Quem foram os principais personagens que compuseram o álbum?
O principal personagem do álbum é o MANIGO, minha exposição elevada de mim, é a minha completude, sou eu em todas as minhas versões.
A música na sua vida, no caso o rap tem que sentido?
O rap em si pra mim sempre foi um manual de vida, meu pai me apresentou o disco do Racionais, sobrevivendo no inferno, me trouxe aquilo que eu sempre busquei, esse é o mundo em que hoje eu vivo.
O rap visa salvar vidas, mostrar onde machuca, onde dói, onde precisa ser mudado. Os negros acabam tomando aquilo que já é deles, somos reis, somos rainhas, linhagem de reis, me refiro aos negros. O rap me traz um pouco disso.
Quando que você se deparou com arte pela primeira vez na vida?
Minha primeira forma de arte que eu consegui expor foi a poesia, desde os 12 anos que eu componho, escrevi ela, e virou até som, fiz alguns shows de abertura com ela. A poesia me fez transcender durante o tempo! Ela me leva onde eu quiser, com minhas rimas sou livre, e quero me tornar atemporal.
O que você quer deixar de mensagem para os seus ouvintes?
Eu não sou o dono da verdade, eu apenas sou um admirador, um praticante, um mensageiro.
Falo de peculiaridades das minhas vivências, sobre as classes sociais que me cercam, sobre minha negritude, como sou visto como quero ser visto. Não quero que meu álbum suma, quero que ele fique e ajude a outros a enxergar o que eu enxergo.
O que você diria para quem está começando uma carreira musical, de preferência do gênero rap?
Conselho; acredite no seu sonho, se aplique a conhecer muito sobre sua área, se afaste de pessoas negativas.
E lute, lute e outra: ninguém vai sozinho longe!
No rap, fala-se muito sobre união? Você concorda com essa opinião? Há união no rap ou as pessoas brigam entre si para estarem no tão sonhado topo?
Uma controvérsia, o rap é união por lutar por minorias, mas entre nós, não existe união. As pessoas são interessadas em suas próprias coisas, e convenhamos, não há união. Quando o interesse de ambos artistas, rola uma certa de “união”.
Papo vem e vai, vamos aumentar o volume e prestar atenção no que Manigo já lançou!
Agradeço ao rapper Rodrigo Zane, minha aposta para vida (em breve vocês vão entender) pelo apoio. E não esqueçam de seguir nas redes sociais e plataformas o Manigo e fiquem de olhos nos próximos lançamentos.
Instagram: @_manigo
FIQUEM
LIGADOS QUE EM BREVE TEM MAIS MÚSICA AQUI, HEIN? TE ESPERO! ABRAÇO GRANDE,
@MAAHMUSIC