Na verdade semana passada e essa semana está sendo especial para o meu site que está cheio de novidades e pessoas incríveis.
Hoje tem um convidado muito importante e que me apaixonei assim que eu o conheci, com vocês Yo Soy Toño.
“Mais importante que o destino é a caminhada”, já ensinava a sabedoria dos para-choques de caminhão. É embarcando em uma jornada de autoconhecimento que Yo Soy Toño, projeto do músico alagoano Antonio Oiticica, lança mais uma canção de seu álbum de estreia. “El Camino”, única faixa em espanhol do trabalho, estará no disco “Mundo Inteiro” . Vem comigo conferir essa entrevista insana que fiz com o músico.
Yo Soy Toño estão honrados de ter você aqui no site. Conta para os leitores o que a música significa para você?
Olá, Maah! Muito animado também por esse papo. Sobre a pergunta, música pra mim é uma ferramenta de criação. É a principal forma que eu tenho de materializar minhas ideias e impressões de mundo. De um ponto de vista individual, seria isso. Coletivamente, eu adoro a capacidade que a música tem de gerar catarse. Gosto de música que promova conexões, agitação, que faça com que as pessoas saiam de si e procurem outras. Entrar na roda num show de hardcore, cantar o refrão de uma música brega abraçado com amigos, dançar ao som de funk ou pular com frevo no carnaval. Acho lindo quando essas coisas acontecem e que todas sejam mediadas pela música.
Queremos saber mais sobre o processo de composição da música “El Camino”. Como foi?
El Camino foi surgindo aos poucos. Sentia a necessidade de ter uma música em espanhol no repertório. A primeira coisa que veio dela foi o refrão, e achei bonito porque fiz essa letra também falando sobre coragem e medo, sobre seguir a estrada. Combinava com a ideia de andar o mundo inteiro, que é meu mote. Depois eu encontrei a série de acordes estranhos, meio diminutos, pra primeira parte. Gostei e ficou assim, com esses dois momentos. É legal porque ela estruturalmente é uma música pop, que se repete, mas ao mesmo tempo é muito lado b. Acho massa!
É uma faixa em espanhol, porque a escolha de gravar em outra língua? Qual a principal mensagem que você quer passar para quem escuta?
O fato de gravar em outra língua vem muito do meu nome artístico ser Yo Soy Toño. Eu sentia que seria legal ter uma faixa em espanhol no repertório dos shows e pra todo mundo ouvir nas plataformas. Eu já lancei outra música, “Ela”, numa série de vídeos voz e violão que está no YouTube, com uma parte em francês. Por gostar de Manu Chao e Amarante, entrei nessa onda de fazer música em outras línguas. E por fim, acredito que seja ato de aproximação latino. Sonho que possamos integrar mais a convivência da América que fala português com a que fala espanhol. É no fundo um convite que diz “bienvenidos”.
Estamos sabendo que em breve tem lançamento do seu álbum. O que podemos esperar do seu novo álbum?
Sim, estou ansioso para mostrar esse álbum. Quando escuto, me conecto um pouco com aquele sentimento que descrevi na primeira pergunta. Acho que o disco é bem cru, num bom sentido. Quis contar a história de alguém que sonha e o caminho percorrido em busca de realizar esse sonho. Tudo isso com muita guitarra e refrão cantado alto. Eu acho que seja algo bem visceral e emocionante. Um grito que sai do fundo da garganta, que estava entalado. É inclusive o que quero agora, soltar logo e alto, pra todo mundo ouvir.
Queremos saber o que você tem escutando atualmente na sua playlist?
Eu tenho uma coisa de fazer playlists temáticas. Tenho uma de samba, uma de forró, outra com uns sons meio anos 50 com Sinatra, Ella Fitzgerald. Mas também escuto meus roquinhos. Sou fã de Alvvays, Terno Rei, Ambivalente, Marinho, Lore B.
Yo o que indica para os leitores escutarem e conhecer melhor o trabalho, indica algo para nós?
O meu? Diria pra botar no aleatório no Spotify e pegar a estrada, andar de bike pela cidade, passear sem destino. Eu pelo menos faço muito isso. Mas também sou fã de, por exemplo, ao ouvir um disco, colocá-lo na ordem que foi feito. Pra dar um mapa, diria que vale começar por Hotel e assistir o clipe que fiz com o Duda Bertho pra essa música, e seguir pelas demais que estão em todas as plataformas de streaming, Canal, Trilhos e El Camino. Não esquecendo que tenho outras músicas e clipes pelo YouTube. Procurem por “Ela”, “Tão Rápido” e “Conchinha”.
Entrevista quase no final. Quais as próximas novidades? Já tem data de lançamento do novo álbum?
Ainda sem data, mas tá tudo pronto. Agora é só ajustar os últimos detalhes. Mas a intenção é o quanto antes disponibilizar e principalmente tocar bastante o show desse disco. Essa é minha maior vontade e a banda já tá super animada pra começar esse processo de tocadas. Espero muito que 2020 seja bom nesse sentido.
Qual mensagem você deixa para os leitores musicais e seus fãs?
Eu quero andar o Mundo Inteiro. Vamo comigo?
Gostaram? Então, vamos parar de conversar e curtir o trabalho do cantor!
FIQUEM
LIGADOS QUE EM BREVE TEM MAIS MÚSICA AQUI HEIN, TE ESPERO! ABRAÇO GRANDE,
@MAAHMUSIC