Quem aqui nunca sentiu angústia?

Lembro que a primeira vez que sentir esse sentimento eu fui ao medico com maior desespero e ele disse “você se senti angustiada”, eu tinha uns 17 anos de idade e digo mais galera que sessão estranha hein.

E hoje teremos aqui no site uma  músico que descreveu de uma forma insana sobre e cantou.

Viktor Murer retorna com o single “Angústia”. Nesta música inédita, o paulistano tem a companhia ilustre da amiga e artista Helo Cleaver, que colaborou tanto nos vocais quanto na composição da faixa. O lançamento fica por conta do selo Eu Te Amo Records.

“Angústia” é uma canção que explora a relação entre o ser e o tempo, com a delicadeza necessária para a ocasião. “Ela nasceu da insatisfação quase visceral que é presente em todo humano, daquela sensação de nunca termos o suficiente”, explica Murer. “É o que sentimos logo após do mar de endorfina liberado pelo nosso organismo quando realizamos um sonho.”

Helo entrou para a história de “Angústia” quando a música já estava com todo o instrumental gravado. Mas isso não a impediu de dar um toque pessoal à canção, compondo os versos que canta na segunda parte da faixa. “Faz um tempinho que eu queria colaborar em algo com o Viktão, e quando ele me mandou a música a primeira coisa que me chamou atenção foi a letra”, relembra. “Me identifiquei e fiquei animada para pensar em alguma coisa também. Foi divertido ir testando coisas diferentes e no final o resultado ficou diferente e muito mais legal do que imaginei.”

Além de Helo, colaboraram no processo Insano Luz (baixo), Alyson Borges (guitarra) e Gabriel Olivieri (bateria), que também é responsável pela produção da música, realizada no Cavalo Estúdio, em São Paulo. “‘Angústia’ foi gravada sem metrônomo [aparelho que indica um andamento musical através de pulsos de duração regular]. Por isso, o resultado final é de responsabilidade de todos os músicos que participaram, que foram muito atenciosos e dedicados”, ressalta Murer.

“Angústia” é a primeira novidade do artista desde o EP de estreia da carreira solo, Verdades Cítricas, lançado em abril deste ano. Composto pelas faixas “Raiz”, “Vida Longa” e “Enjaulados em Si”, o trabalho funcionou como um breve porém significativo exemplo do que ainda poderia ser feito por Murer nesta nova fase da carreira.

Antes de embarcar no lançamento solo, ele ocupava a posição de vocalista do então quarteto Trankera. A banda atuou durante pouco tempo, mas a música ocupa uma posição importante na vida do cantor e compositor há muitos anos. Na família, ele tem Antônio Gomes, um dos fundadores dos Demônios da Garoa, e por isso tem como primeira lembrança musical um show em que o tio avô o ergueu em frente à plateia, quando tinha apenas 5 anos. “Eu era pequeno, mas nunca vou esquecer os barulhos, as luzes e a energia do momento.”

Viktor conta para os leitores Maah Music. Qual o significado da música na sua vida?

A música é parte de mim, faço o que faço pois se não fizer sinto que minha existência não vale de nada.

Como está sendo a retomada? Como foi que nasceu a parceria com Helo? 

Estou curtindo bastante esse meu projeto solo. Acho que lançar esse projeto foi uma ótima decisão que tomei, tenho orgulho das minhas músicas, é muito mais orgulho do show rs, por que ao vivo “é outros 500”. Eu e a Helo somos do mesmo círculo social de amigos, a gente se conhece há um bom tempo, e eu sempre amei muito o timbre de voz dela. Quando terminei de compor “Angústia” me veio à ideia de convidar alguma artista para cantar comigo, e de cara veio a Helo na cabeça.

Estou acompanhando o sucesso da música. Tá todo mundo comentando positivamente. Como é para você receber criticas positiva e aceitação dos fãs?

Para mim é muito gratificante esse retorno. A estética sonora que envolve o “Viktor Murer” cada vez se aproxima mais com o que eu gosto de escutar atualmente, acho que o pessoal que participa das gravações comprou essa ideia, e o processo é muito bem estruturado para que o resultado seja o melhor possível. No show de domingo agora consegui ver um pessoal “novo”, que até então provavelmente não me acompanhava em outros projetos, cantando os sons do “Verdades Cítricas”, se sair mais 5 singles até o fim de 2019 a culpa é deles rsrs.

Viktor pergunta que não quer calar. O que você diria para uma pessoa que está angustiada? 

Acho que a pessoa precisa entender que a graça está no que não se quer, e sempre vai estar no que ainda não fazemos. Isso é imutável, é visceral, pro ser humano, basta entender esse quadro, e nessas condições continuar a jornada.

Falando ainda sobre o single. Como foi o processo de compor e produzir essa canção em especial? 

Eu comecei a compor “Angústia” no meu apartamento, aqui em SP. Liguei o meu piano elétrico e soltei esses 4 primeiros acordes que começam a canção, acompanhada da primeira estrofe. Depois disso eu sai do piano pra fumar um cigarro e escrevi a letra inteira. Após a ideia bruta ser concluída, fui até o Cavalo Estúdio, onde parte da minha banda vive, e começamos a trabalhar e testar novos elementos, com Alyson Borges nas guitarras, e Gabriel Olivieri na produção. Com a música já basicamente com a mix finalizada, convidei a Helo Cleaver para vir a minha casa e começamos a cantar juntos, até que ela soltou os versos que canta na música, substituindo os que eu tinha escrito nesse trecho, e eu achei elegante demais, adorei!

Os leitores querem saber o que você tem escutando atualmente na sua playlist?

Na minha playlist não pode faltar: Ed Motta (Criterion of the Senses, AOR, Chapter 9), Tim Bernardes (Recomeçar), Cassiano (Cedo ou Tarde), e Lessa Gustavo (Só é amanhã depois que tu acorda, Instalações Noturnas, assuntos de rua).

Entrevista chegando ao fim. O que podemos esperar de mais novidades até o final do ano? 

Yeaa, muitas novidades! Até dezembro sairá um single por mês, e em 2020 vem meu primeiro disco também :).

Qual recado você deixa para os leitores?

Espero que vocês gostem de “Angústia” meu novo som em colaboração com minha amigona Helo Cleaver, compartilhem com seus chegados, e que a vida não te angustie tão severamente.

VAMOS PARAR DE LERO LERO E DÁ O PLAY AGORA MESMO PARA ANGÚSTIA!

ACOMPANHE VIKTOR E HELO NAS REDES SOCIAIS PARA FICAREMPOR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES, ESTAMOS DE OLHO HEIN!

https://www.instagram.com/viktormurer/

https://www.instagram.com/helocleaver/

FIQUEM
LIGADOS QUE EM BREVE TEM MAIS MÚSICA AQUI HEIN, TE ESPERO! ABRAÇO GRANDE,
@MAAHMUSIC

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO