Leitores musicais do meu coração, vocês estão bem?

Hoje estou muito feliz porque amanhã tem estreia da nova temporada do programa “Vamos Tocar” no Canal Bis. E é claro que não é só por isso que estou animada e feliz, vocês fazem ideia por quê?

Temos um convidado insano aqui no site galera. Hoje recebo Leo Gandelman para contar um pouco sobre a nova temporada do programa, com o estúdio reformulado, nova direção, iluminação, acústica e um repertório bastante eclético, a série “Vamos Tocar” estreia a sua quarta temporada no Canal BIS, AMANHÃ, dia 18 de julho.

Vem comigo saber um pouco mais sobre a estreia e algumas curiosidades sobre o saxofonista Leo Gandelman.

Leo Gandelman é uma honra gigante ter você aqui no site. Conta para os leitores musicais qual o significado da música na sua vida?

Leo: “Sou um cara com muito sorte, herdei a música dos meus pais. Meu pai era um maestro e depois ele se tornou produtor de discos, sabia tudo sobre a música clássica, me mostrou mil caminhos e era amante do jazz. Como produtor de discos, ele trazia para casa todos os lançamentos, eu tinha chance de ouvir, me deixou vários vinis, informações, ensinamentos, foi ele que introduziu o jazz na minha vida. E minha mãe foi a minha primeira professora, minha primeira influência musical, ela me acompanha até hoje nos meus projetos, sempre ouvindo, prestando atenção, dizendo o que ela acha… Enfim, eu nasci dentro da música e desce cedo entendi que esse era o meu lugar e essa é a minha missão: espalhar a música pelo mundo.”

Leo você vai comandar mais uma temporada do programa ” Vamos Tocar” lá no Canal BIS. O que mais te encanta em fazer esse programa?

Leo: “O programa “Vamos Tocar” é um programa muito especial para mim, porque ele é uma homenagem à MPB, aos artistas e à música. Eu tive a chance de reencontrar vários artistas que eu interagi na minha carreira. 100% das pessoas que participam do casting do programa – os 40 artistas que participaram dessas quatro temporadas – tem história comigo. Já gravei discos, já participei de shows, então eu fico muito feliz de receber esses artistas e amigos aqui no meu estúdio e poder tocar junto dentro da minha concepção musical, fazer um arranjo diferente das músicas que o público está acostumado a ouvir e ter esse álbum de lembranças que é o “Vamos Tocar”.”

A cada temporada você recebe grandes estrelas da música brasileira.  O que você acredita que eles têm em comum?

Leo: Eu acredito que cada convidado que participou do “Vamos Tocar” representa uma página marcante da MPB. Como disse na resposta anterior, o programa é álbum da MPB de homenagens aos grandes artistas que escreveram lindas páginas na história da MPB.

Leo Gandelman queremos sua opinião. Como você acha que atualmente está o cenário musical?

Leo: “O cenário musical acompanha a história. Eu acho que com a Revolução Digital e com o desenvolvimento da tecnologia, os meios de produção se democratizaram de forma ampla. Hoje em dia qualquer um pode tocar, pode fazer música, pode ser arranjador. A música se democratizou de uma forma que ela também se pulverizou. Atualmente tem tanto lançamento, tem tanta música, tantas tendências, que é mais difícil para identificar quem é quem. É um cenário também muito competitivo, onde encontramos milhões de coisas bons e ruins. Podemos dizer que é uma árvore cheia de galhos, com galhos para tudo que é lado…”

Conta pra gente o que essa quarta temporada terá de novidade? 

Leo: “Nessa quarta temporada de “Vamos Tocar” fizemos uma reforma no estúdio, melhoramos a acústica, os acabamentos internos, e o público terá uma visão mais completa do estúdio. Temos a participação do Walter Carvalho, que é meu cunhado, que me ajudou na concepção do novo projeto, e a presença do Renato Martins como diretor do programa. Vale destacar também a banda do programa que é formada pelo Eduardo Farias no piano, três baixistas que são André Vasconcelos, Guto Virti e o Adalberto, e na bateria o Cássio. Então, teremos um visual diferente, acabamentos diferentes, convidados diferentes e uma banda incrível. O “Vamos Tocar” é o único programa da tv que tem esse cuidado com a música, com os arranjos, que tem um trio de jazz completo, que tem uma concepção própria e uma forma muito especial de fazer música. É um programa muito diferenciado. Vale a pena assistir!”

Antes de acabar a entrevista qual recado você deixa para os leitores que estarão te acompanhando no programa?

Leo: “Eu gostaria de dizer a todos que acompanham o programa que é uma felicidade muito grande fazer “Vamos Tocar” para o Canal BIS. Estamos na quarta temporada e estabelecemos uma grande parceria, um trabalho sólido, feito com muito carinho e muito amor por mim e por toda a equipe do Canal BIS. É um programa que faz parte da nossa vida e do nosso dia-a-dia. Ele está disponível também no VOD para quem quiser assistir quando e onde quiser, acompanhando a tendência. Com a vida tão agitada, o fato de o programa poder ser visto a qualquer hora é uma coisa muito bacana. Eu estou me realizando muito fazendo esse programa. É um momento muito especial da minha vida.”

Seu Jorge e Leo Gandelman – Crédito Gianne Carvalho / Divulgação Canal BIS

Gravada no próprio estúdio de Leo, em sua casa no Rio de Janeiro, a série traz, nessa nova temporada, grandes nomes de diversos gêneros musicais Gal Costa, Nando Reis, Marina Lima, Fernanda Abreu, Seu Jorge, Péricles, Samuel Rosa, Ed Motta, Pedro Luís e Roberta Sá, interpretando canções autorais e de outros artistas.

No primeiro episódio, Leo recebe Seu Jorge e, juntos, fazem releituras das canções “Carolina”, “Tive Razão”, “Olhos Coloridos” e “Zé do Caroço”.

A nova temporada tem direção de Renato Martins, produção executiva de Gustavo Gama Rodrigues, e direção artística do músico, saxofonista e produtor Leo Gandelman, em coprodução com o Canal BIS. “Cada temporada é uma emoção e uma surpresa diferente tocar com tanta gente bacana dentro da minha casa. São pessoas que têm histórias para contar, com quem tive chance de interagir durante minha vida artística. E essa quarta temporada está bem rica e bem diversa, podendo agradar todos os gostos musicais. Posso dizer que um dos grandes momentos será o episódio com o Péricles. Fizemos uma linda homenagem ao Emílio Santiago cantando “Saigon”, “Solamente Una Vez”, e ficou incrível”, detalha Leo.

“Uma honra tremenda participar desse programa. Aqui tem música popular brasileira da melhor qualidade. Vou cantar para um público diferente e o meu público irá conhecer uma nova vertente do Péricles. Espero que todos gostem”, conta Péricles.

Para Samuel Rosa, vocalista da banda Skank, participar do programa sempre foi um sonho. “Eu já conhecia a série. Um dia o Leo me ligou e me convidou para participar e eu fiquei super feliz. Mesmo com a agenda cheia, conseguimos um espacinho para gravar. Tocar com o Leo é uma honra. As músicas do Skank são corriqueiras para mim, mas aqui buscamos fazer arranjos diferentes, de forma espontânea. Tocamos também Trem Azul que é uma música que temos uma forte ligação e o resultado ficou muito bacana”, finaliza.

AMANHÃ VOCÊS JÁ TEM COMPROMISSO HEIN GALERA, Ô:

VAMOS TOCAR – 4ª TEMPORADA – CANAL BIS

Quinta-feira, 18 de julho, às 23h30 –

1º episódio: Seu Jorge

Canal BIS na Internet:

www.canalbis.com

www.globosatplay.globo.com/bis 

 facebook.com/canalbis
twitter.com/canalbis
instagram.com/canalbis

FIQUEM
LIGADOS QUE EM BREVE TEM MAIS MÚSICA AQUI HEIN, TE ESPERO! ABRAÇO GRANDE,
@MAAHMUSIC

DEIXE SEU COMENTÁRIO