quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Entrevista com a banda ETCOETERA.


Olá, leitores musicais.
Tudo bem com vocês?

Hoje é dia de entrevista aqui no Maah Music. Eles voltaram para contar curiosidades, novidades, e muito mais em uma conversa superdescontraída  aqui no blog. Vem comigo conferir a entrevista com a banda ETCOETERA. 


. É uma honra ter novamente a presença da banda Etcoetera aqui no site. A primeira pergunta é sobre o nome da banda. Contem. Qual o significado? Como surgiu o nome?
Fala galera da Mah Music, é uma felicidade muito grande pra ETCOETERA poder vir aqui falar sobre música, sobre CD “Céu grande” e contar um pouco mais sobre esses 3 anos de banda até aqui. Antes da ETCOETERA realmente iniciar seus trabalhos com esse nome, o Dudu (vocal) e o Lucas Lanna (ex gaitista) faziam um projeto “Voz e Etc.” nos bares de JF. Com a necessidade de se formar uma banda e atingir maiores públicos, os dois foram convidando outros amigos da música para esse novo projeto: o Balut (bateria) e o Villela (guitarra) que já tocavam eventualmente com eles e o Vinícius (baixo) e Daniel (teclado) que fecharam o time, todos movidos por essa mesma vontade de atingir novos públicos, tocar na noite, fazer shows maiores. Foram apenas 20 dias de ensaio e o primeiro show rolou em 19/08/2011 já com essa formação.

. Vocês já têm o primeiro CD autoral, "Céu Grande". Como foi o processo de gravação desse trabalho?
O CD “Céu grande” é uma consequência de 2 anos lançando as músicas da banda de maneira separada, como singles. Nesse tempo, nós lançamos 9 músicas que o público passou a conhecer e a cantar nos shows. No final de 2013 nós selecionamos 7 dessas canções e passamos o primeiro mês de 2014 compondo outras 6 canções que somam as 13 faixas do CD. As gravações rolaram no mês de Fevereiro desse ano, 11 dias dentro do estúdio, empenho total pra sair de lá com esse primeiro disco que tem sido muito bem aceito pelo público.

. O disco novo se chama "Céu Grande". Porque o CD leva esse nome? 
O local escolhido para terminar as composições do CD foi a pacata cidade do interior de Minas, Taruaçu, que no tupi-guarani quer dizer “Céu Grande”. O nome foi uma feliz coincidência por representar bastante da idéia central que pretendíamos passar com o CD, que é a nossa visão sobre os fatos, o cotidiano no nosso país e a natureza das pessoas.

. Vocês trazem letras que realmente passam uma mensagem, e que tem o que dizer. Quem compõe as letras? No que se inspira?
Todas as 13 músicas desse primeiro CD surgiram de uma seqüência de melodias e harmonias no violão de nylon mesmo, com algumas referências pra outros instrumentos, e já com alguma idéia de letra e tema inicial pra música.  A escolha dessa mensagem acontece sempre de maneira muito natural, em cima do que aquela melodia inicial transmite em seu estado puro, e aí terminamos de formatar a música da maneira mais fiel possível pro destaque da canção ser sempre a mensagem.

. Quais são os covers preferido da banda? 
No show da ETCOETERA, além das músicas do “Céu grande”, fazemos 30-40% do show com covers e outras versões. Os que mais gostamos de tocar e que estão sempre presentes no repertório são: O Rappa. Bob Marley, Skank, Natiruts.

. Vocês trazem um som com mistura de Pop Rock, Reggae e um pouco de MPB.  Porque essa mistura? Quais as principais influencias da banda?
Essa mistura na musicalidade da ETCOETERA acontece porque nós integrantes tínhamos projetos de diferentes segmentos antes de formar a banda: uns tem mais da escola da MPB, outros do Rock n Roll, outros de ritmos brasileiros, e trouxemos isso pra nossa música. As principais influências da ETCOETERA são as bandas nacionais com conteúdo pop interessante e presentes no nosso repertório (Natiruts, Rappa, Skank), os grandes da MPB: Gil, Milton, Caetano, e os outros, e a música reggae é a influência comum na banda, sempre presente com toda a sua mensagem, o ritmo envolvente e a vibe positiva.

. Na opinião da banda. As influencias musicais podem tirá a essência na hora de compor ou fazer a melodia da música?
A música é um processo contínuo de composição. As músicas que escutamos, os sons e até acontecimentos do nosso dia, principalmente se impostos a nós de maneira massiva, tendem a influenciar na escolha da melodia e no caminho que uma nova composição deve tomar, interferindo diretamente na originalidade, na sua essência.

. Vocês são de Minas Gerais. Como vocês vêem o cenário musical mineiro? Vocês pensam em se mudar para São Paulo ou outra cidade por causa da música ou cenário musical?
Aqui em Minas acontecem anualmente inúmeras exposições agropecuárias (típicas do estado), além de festas, boates e casas de shows que também são fortes no circuito do entretenimento. Influenciados pelo mercado fonográfico, o espaço  destinado a música autoral nesses eventos não é grande, privilegiando de uns tempos pra cá sempre os covers e projetos muito semelhantes, o que acaba incentivando a estagnação e falta de originalidade da música autoral mineira, que sempre foi e que ainda hoje é forte, mas que vem esbarrando nesse esquecimento momentâneo da verdadeira raíz musical do estado.

. Queremos conhecer um pouco mais sobre cada integrante. Que música/bandas vocês têm escutado? Qual música preferida do cd "Céu Grande"?
Gil, Milton Nascimento, Pink Floyd, Groundation, Bob Marley estão sempre presentes na playlist. da ETCOETERA. A música “preferida” pra todos nós é justamente a que dá nome ao CD. “Céu Grande” foi a última música que escrevemos pro disco e acreditamos que essa relação melodia, harmonia e letra com a soma dos instrumentos foi a mais natural que alcançamos dentro do CD.

. Vocês são homens talentosos, bonitos e cada um com estilo próprio. Vocês têm essa preocupação de visual? Qual rotina de vocês do dia a dia básica?
A preocupação com o visual na hora de cumprir alguma função da banda, seja esse show, entrevista, participação ou algo do tipo sempre existe, mas da maneira mais natural possível.

. Eu virei fã da banda logo que escutei o CD. Como vocês lidam com carinho de fãs? Vocês usam muito as redes sociais para falar com o publico?
Todo o trabalho nas redes sociais da banda é feito por nós integrantes. Tentamos estar sempre próximos do público, buscando o feedback deles, afim de evoluir nosso trabalho.

. Entrevista tá quase acabado. Contem quais as próximas novidades da banda? Tem previsão de shows em outros estados?
Acabamos de lançar um novo material de vídeo pra divulgação do CD “Céu grande”. A música da vez é a faixa 04 do disco, “Domine” e estamos muito felizes com a repercussão do vídeo. A ETCOETERA tem seu circuito de shows mais forte em Minas Gerais, mas estamos sempre abertos e buscando levar nosso som pra outros estados, outras regiões do Brasil. Um passo de cada vez.

. Qual recado vocês deixam para galera que é fã da banda e para os leitores do blog?
As variáveis do relacionamento do homem com ele mesmo  e com a natureza são inúmeras, e a quantidade de interpretações tiradas a partir daí é maior ainda. Acreditamos que a música tem papel fundamental nisso e por isso deve ser tratada não apenas como entretenimento, mas também como uma forma de fomentar uma consciência maior e trazer alternativas para  as pessoas lidarem com seu dia a dia.

. Hoje quem comanda a playlist do blog e vocês. Qual música cada integrante dedica para a galera ouvir?
Queremos agradecer a Maah Music e seu leitores pela oportunidade de falar do nosso trabalho de maneira tão informativa. E por nos receberem tão bem aqui. Nos despedimos então deixando 5 indicações pra playlist. São elas:

Então, aumenta o som para playlist da banda ETCOETERA. DÁ O PLAY!!! 



Eai, gostaram? O que vocês acharam da entrevista com a banda? Deixe seus comentários!


Da primeira vez que ouvi o som da banda, logo de cara percebi que ia ser amor à primeira ouvida e que o som deles faria parte da minha playlist.  Se você ficou fã da banda e quer ficar por dentro de todas as novidades, é fácil, acesse: 



Por hoje é só, o blog fica por aqui. Ouça muito o som da banda Etcoetera.
Beijo,
@maahmusic

Nenhum comentário:

Postar um comentário