terça-feira, 9 de setembro de 2014

Dá o play: Anemoan.

Olá, afinado leitor.

Tudo bem?

Estão de parabéns todos dessa banda, primeiro por serem extremamente rock e ao mesmo tempo ter um som totalmente diferente do que estou acostumada á ouvir na minha playlist ou meu dia a dia. Essa banda é aquela que tem músicas que você canta junto, bate palmas e pula no sofá.  Minha dica de hoje - e de alguns anos provavelmente – é a banda Anemoan. Vem conhecer um pouco mais minha indicação!




O nome Anemoan, que remete à sonoridade global do quinteto, é uma mescla de “moan”, o gemido onipresente nas vozes do blues, com uma referência ao rock-folk psicodélico da canção “Anemone”, da banda americana The Brian Jonestown Massacre, fator fundamental na redefinição da sonoridade da composição de seu primeiro álbum e da banda em si.

Embora tenha se iniciado na França, o grupo enxerga no Brasil um cenário mais oportuno para construir o alicerce de sua carreira. Segundo suas percepções, aqui poucas bandas de rock conquistam seu espaço, mas o público se mantém fiel ao seu amor pelo estilo. Além disso, veem o país como um laboratório enriquecedor no qual o rock pode se misturar a outros ritmos e sonoridades únicas, muitas vezes alheias ao resto do mundo.

A Anemoan nasceu da vontade urgente que pulsava no casal Tito Chin e Uma Sey, em trazer a música de volta à tona em seu dia-a-dia. Sufocados pela angústia da segurança e conforto falsos e enfadonhos dos escritórios, os dois, sem perceber, deixavam o deleite da música cada vez mais no passado.

Repensando suas escolhas e dando ouvidos ao sentimento de que haviam traído a si próprios ao cederem às facilidades de uma vida pré-fabricada, decidiram apertar o play. No final de 2010, em Paris, no salão de seu apartamento, em Montmartre, voltaram a reunir sua guitarra e voz em sessões que se tornaram cada vez mais frequentes e deram origem ao embrião da banda. Florence, irmã de Uma e baterista desde os 15 anos, estava sempre presente e foi aos poucos assumindo o controle das baquetas.

Com um passo despretensioso de cada vez, foram desmistificando suas dúvidas com a finalidade de criar sua identidade sonora. A brincadeira do trio foi se tornando cada vez mais séria, até que em 2013 sua primeira demo chegou aos ouvidos de Zé Fernandez, do selo brasileiro Label A. O interesse de Zé em dar vida ao projeto fez cair a ficha de que eles estavam mergulhados na música mais do que imaginavam e precisariam enfrentar o medo e os desafios da escolha entre viver daquilo para valer ou continuar com as vidas pré-fabricadas que vinham construindo.

Entre o final de 2012 e começo de 2013, as 12 faixas do début da banda, intitulado “Luz in Disguise”, foram gravadas no Estúdio Angels, em São Paulo e mixadas entre Rio de Janeiro, Los Angeles e Paris. No início de 2014, Tito, Uma e Florence deixaram para trás seus empregos estáveis, venderam seus pertences e agarraram suas convicções no valor de seu potente projeto, mudando-se de vez para o Brasil a fim de investir todos os seus esforços na música. A dupla Letto e Vini, com seu baixo e guitarra, cruzou os caminhos do trio no Rio de Janeiro e a conexão imediata que ocorreu entre todos foi essencial para enriquecer e amadurecer a musicalidade da banda. Com gostos pessoais que vão de música nordestina ao som alternativo da banda inglesa Alt-J, combinam em suas composições os elementos que mais admiram nas influências que já possuem e nas que descobrem no meio do percurso.

O álbum de estréia da banda franco-brasileira Anemoan, “Luz In Disguise” foi lançado no dia 5 de Setembro, pelo selo Label A e tem canções que transitam entre o  blues nervoso dos White Stripes, as atmosferas do Tame Impala flertando com performances vocais viscerais comparáveis as de Alisson Mosshart.

Vamos parar com esse BLÁ,BLÁ,BLÁ e vamos curtir e dançar muito ao som do novo álbum da banda Anemoan. Dá o play moçada! 



Gostaram? O que vocês acharam do som da Anemoan? Deixem seus comentários!

Se vocês querem conhecer mais o trabalho da banda, basta acompanhá-los nas redes sociais. Acessem:


Facebook: facebook.com/LuzinDisguise
Instagram: @anemoan
Soundcloud: https://soundcloud.com/anemoan
Site oficial: 
www.anemoan.com



Essa foi minha dica de hoje e espero que gostem. Amanhã tem muito mais, então não perca!!

Beijo,
@maahmusic

Nenhum comentário:

Postar um comentário