domingo, 13 de julho de 2014

Giro Pelo Mundo: Colômbia e Holanda.


E aí, leitores! Aqui estamos com mais um GPM para vocês. Por motivos de força maior, não tivemos nosso post da semana passada, então tecnicamente estamos um pouco atrasados em relação à Copa. Por isso, hoje falaremos sobre os últimos países que o Brasil enfrentou e amanhã mesmo voltamos para falar sobre a Alemanha, que, além de fazer aquela goleada no time da casa, conquistou o título de tetracampeã nesse domingo de despedida.


Como havíamos parado no Chile, vamos direto para a Colômbia, país do artilheiro mor da FIFA 2014 James Rodríguez. Esse foi o último jogo em que o Brasil conseguiu mostrar serviço, tendo em vista ainda um histórico de jogos difíceis anteriormente. O resultado foi um 2x1 tranquilo que garantiu a presença de nosso país nas semifinais do campeonato. Mas, se o futebol colombiano fracassou nessa disputa, a música de lá tem uma forte representante na cantora Shakira, convenientemente atrelada à Copa. A esposa de Gerard Piqué foi intérprete do tema da edição de 2010 e emplacou mais uma canção esse ano, “La La La (Brasil 2014)”, com a participação de Carlinhos Brown. Shakira já é figurinha carimbada por aqui, então nossa dica colombiana converge para outra cantora. O nome artístico dela é Lady Yuliana.



Ao pesquisar um artista para esta seção, o que me chamou atenção foi o ritmo latino marcante em “Así Soy Yo”, o vídeo acima. Pode ser só impressão minha, mas achei que remete levemente ao nosso sertanejo, não sei se vocês concordam. No mínimo, o estilo de Lady Yuliana com os chapéus e seu jeito de se vestir tem certa semelhança. Ao mesmo tempo, ela lembra o perfil musical de outra latina, Thalía. Assim como a Maria do Bairro, nossa artista colombiana começou cedo: ela já tem 29 anos, mas está na ativa desde 1997, aos 12 anos. A princípio, Lady Yuliana fazia apenas colaborações para outro destaque da música colombiana, Jhonny Rivera, mas logo percebeu que o público queria muito mais dela e focou na carreira solo. Tendo se apresentando em vários lugares ao longo da carreira, ela já marcou presença até na Europa. Mas e no Brasil, vocês acham que ela merecia um espaço aqui também?

Depois da Colômbia, foi a vez do Brasil enfrentar a Alemanha, mas falaremos desse jogo amanhã. Após ser eliminado, o time do nosso país foi para a disputa do terceiro lugar. Perdeu mais uma vez e dessa vez não foi tão vergonhoso, mas ainda foi um jogo feio com 3x1, sendo que o primeiro gol veio antes que se pudesse respirar, com um pênalti aos 3 minutos. Confesso que gostei do resultado, porque eu torcia para a Holanda ganhar a Copa, mas queria que o Brasil pegasse o terceiro lugar num jogo contra a Argentina. Não foi o caso, infelizmente. Fato é que a Holanda ganhou a medalha de bronze contra o time da casa, então vamos falar deles. A música holandesa encontra seu ponto forte em estilos como o Jazz e a Música Clássica, mas vai além. Vocês vão ficar surpresos, mas existem artistas holandeses que cantam em português! Como exemplo, separei um vídeo da banda Sensuál. A música deles é uma espécie de MPB voltado para a Holanda. 



Acreditem, apesar de um português impecável, a cantora Eva Kieboom é holandesa. A banda Sensuál tem três álbuns lançados, sendo o primeiro batizado de “Acústico”, apontando bem o som característico. Para quem quiser ouvir mais, aconselho ir ao site oficial deles, que é onde está a maioria do material online da Sensuál: http://www.bandasensual.com.

É claro que o português não é o foco da música holandesa, então hoje teremos um bônus com o NederPop, como é chamada a classificação dos artistas mais radiofônicos de lá. Quem gosta de um som mais gótico provavelmente já conhece, mas para quem nunca ouviu falar, uma banda muito interessante é a Within Temptation. A banda de Metal Sinfônico surgiu em 1996 e também é liderada por uma vocal feminina, Sharon den Adel. Depois de lançar alguns EPs, foi em 2000 que o grupo teve sua catapulta para a mídia internacional, com a compilação “Mother Earth” e o sucesso “Ice Queen”. Oficialmente, são seis álbuns lançados, sendo o último desse ano mesmo, o “Hydra”. O lançamento inclui participações consagradas, como Xzibit e a ex-vocalista do Nightwish Tarja Turunen. É com o vídeo dessa participação que vocês ficam agora, “Paradise (What About Us)”, mas ouçam também “Frozen”, que é uma das melhores.



O Giro de hoje termina por aqui, mas vale reforçar que amanhã voltamos com comentários da final da Copa do Mundo Brasil 2014 e um pouco de música alemã. Mais sorte para o Brasil em 2018! A seguir, vocês ficam com a lista dos artistas que já passaram por aqui nessa temporada. Até a próxima!

Regards,
Renan Oliveira.

Especial FIFA: Severina (Croácia), Moderatto (México), Gasha (Cama rões), Los Bunkers (Chile), Lady Yuliana (Colômbia), Sensuál e Within Temptation (Holanda).


10 comentários:

  1. Verdade, concordo com você a música que a lady yuliana cantou se assemelha muito com o nosso sertanejo, eu curti muito, via algo parecido nesse estilo na Maria do Bairro e em algumas novelas mexicanas, beijos e gostei das musicas, :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa postagem e das músicas. Ansiosa pra ver a postagem sobre as alemãs.

    La Diabolique - Fan Page

    ResponderExcluir
  3. Das músicas, só não gostei do primeiro estilo!
    E que bacana que a segunda banda canta em português, show!
    E o último vídeo com certeza ganhou meu coração rs
    Beijo no bolso! ♡
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse seu especial da FIFA! Percebeu que o Brasil só ganhou com seleções que começavam com a letra C? Hahaha! Sei lá, foi só uma coisa que eu percebi e achei legal. A música dessa Lady me lembrou muito um forró, me lembrou a Alma Rey, mãe da Roberta em RBD, sabe? Hahahaha!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dessa postagens inspirada no mundial. Vou ficar esperando a próxima.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  6. Ai, não sei se tô chata mas nenhuma das músicas soou legal ao meus ouvidos. Quer dizer, a vibe é boa, mas eu não escutaria normalmente... haha
    Enfim, quem sabe a próxima...

    ResponderExcluir
  7. Que legal essa banda que canta em português! Achei super diferente, adorei!

    Beijos, Julia
    Blog | Fanpage | Instagram | LookBook | Bloglovin

    ResponderExcluir
  8. Oi, Maah!
    Fico feliz toda vez que você comenta e elogia o meu blog, sério, é uma motivação a mais para continuar postando (mesmo que uma vez por mês, haha!)
    Que post interessante, bem relacionado com a Copa e com artistas bem interessantes, adorei! ;3

    Da Alemanha eu só conheço Rammstein, haha.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Nem me fale da Holanda, menina! Sim, estou inconformada com o 4° lugar hahaha! Mas adorei o post, deve ser bem bacana mesmo lá hehe.

    Beijos! | @steffanylopess
    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Mah!!
    Realmente o futebol do Brasil ficou a desejar, em compensação demos um show de civilidade recebendo super bem os estrangeiros em nosso país! ^u^~

    Obrigada por comentar no meu blog!
    Tem look novo, vem ver: http://lookdasimone.blogspot.com.br/
    =*

    ResponderExcluir