sexta-feira, 30 de maio de 2014

Reality shows musicais... Ou perda de tempo?

Olha eu de volta aí pessoal. Dessa vez para tocar em um assunto que me incomoda absurdamente e parece que o público que assiste a esses programas não se importa, é impressionante!

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante!

Não é de hoje que se procura, no meio da multidão, o próximo super nome para a música brasileira. No começo do século 20 eram populares os programas de calouros nas rádios por esse Brasilzão. Os programas eram nas próprias rádios, ao vivo e com platéia. Foi nessa época que surgiu o lendário gongo que soava incessantemente quando algum calouro não mandava bem. Por aí passaram lendas da música brasileira: Carmen Miranda, Sílvio Caldas, Francisco Alves, Donga, Elizeth Cardoso, Noel Rosa, entre outros. Quando a TV surgiu logo fizeram duas adaptações de programas de rádio para a mídia nova: as novelas e claro, os programas de calouros. Cito, aqui os dois mais clássicos, o programa do chacrinha e seu cobiçado troféu bacalhau (sim, o troféu bacalhau era pra quem mandava mal mas tinham pessoas que iam ao programa só pelo troféu e pra ser zoado pela lenda que foi o apresentador) e o inesquecível e quase highlander (durou de 1973 à 1996) show de calouros com o velhinho gagá e ex homem do baú, Silvio Santos. O notório desses shows, tanto nas rádios como na TV, era que os cantores eram avaliados por jurados que eram artistas na sua respectiva época e não pelo público comum da emissora e isso fez com que se descobrissem mais talentos do que os programas de hoje. E isso ocorre por um simples motivo: o público comum NÃO SABE ESCOLHER!!!!!!

Exemplos, Exemplos every where!

Vamos pegar o programa fama por exemplo. O primeiro do estilo, na TV aberta, que era somente achar um (a) grande cantor (a). Bem mais específico do que os show de calouros, pois nesses eram avaliados qualquer tipo de “talento” e não somente cantores. O programa durou 4 temporadas e teve consequentemente 4 vencedores. E a pergunta que eu faço é: alguém se lembra de algum deles sem fazer uma pesquisa no Google? Dos destaques que surgiram no programa você lembra algum sem ser o Thiaguinho que conseguiu uma “boquinha” numa banda que já estava bem consolidada? Fiz uma pesquisa rápida e vi 3 destaques em todas as temporadas: A cantora Roberta de Sá que realmente é uma grande cantora, com um excelente trabalho; Hugo & Thiago, dupla sertaneja que sempre foram amigos e iriam formar a dupla mais cedo ou mais tarde, logo se percebe que o programa não teve influencia na formação da dupla; E o cantor David Fantazzini que é um grande cantor no mundo gospel aparentemente Oo. Veja bem, tive que fazer uma pesquisa pra descobrir isso, outro fato interessante é que somente o Thiago Silva, da dupla sertaneja foi vencedor do programa e virou destaque musical, e mesmo assim em um estilo musical datado e que já já ninguém vai gostar tanto. E dos outros programas? Alguém se lembra de algum vencedor? Alguém viu um show de algum deles? Eu, sinceramente nunca ouvi falar de nenhum. Temos aí 6 programas e aproveitamento quase nenhum e por quê? Eu vou dar a minha teoria...

O Público não sabe escolher!!!!


Bom meus amigos, o que todos esses programas têm em comum? O fato de que escolhe os vencedores finais é o público comum em vez de algum produtor musical, por exemplo. E o que resulta nisso? Três tipos de vencedores e até mesmo finalistas: os bonitinhos (a), os coitadinhos (a), e os que já têm grupo de fãs e amigos formado pra votar neles. Isso tira totalmente a imparcialidade da votação, que é feita por um milhão de critérios, menos o que mais importa: o talento musical. A prova disso é que ambos os vencedores do the voice Brasil tiveram álbuns de estréia totalmente ruins e sem conteúdo algum. A primeira vencedora foi a cantora Ellen Oléria, que já tinha uma carreira em ascendência, inclusive ganhando alguns prêmios, e que mostrava certo talento, inclusive com um disco de autoria própria gravado. Eis que ela vai pro programa e ganha um contrato com uma grande gravadora e o que acontece? Eles a fizeram gravar um CD composto apenas por músicas famosas e sem conteúdo relevante nenhum, afinal de contas são músicas gravadas 6416841 vezes e isso pode enterrar a carreira que poderia ser promissora, simplesmente por tentar enquadrar uma boa cantora nos padrões já manjados. E o que falar de Sam Alves vencedor da segunda edição? É o cantor mais sem sal que já ouvi na minha vida. Sem motivo absolutamente nenhum pra ganhar o programa e mesmo assim ganhou, vai entender o público.

E nesse cenário todo continuamos com programas onde passam talentos e ganham os ruins, o mais novo exemplo foi o programa Superstar. Passou por lá uma banda de reggae cantando um dos clássicos do Bob Marley e acabaram destruindo a música Is This Love? Com uma interpretação horrível e, inacreditavelmente, eles não só passaram pela avaliação inicial do público como podem ser os vencedores... Sinceramente meus amigos o que posso lhes dizer sobre isso é: Não percam tempo com esses programas. Além de eles não acrescentarem nada vale mais a pena você chamar os amigos e curtir um bar com música ao vivo, lá você pode encontra um bom cantor mais facilmente e ainda bebe uma gelada.


13 comentários:

  1. Pra ser sincera nunca fui de assistir esse tipo de programa musical, acho meio sem graça, alguém vai lá e canta uma música que na maioria das vezes já estamos cansados de ouvir e se tiver uma voz decente está dentro se não, não. Eles não avaliam mais nada da pessoa além de saber cantar mais ou menos ou aparência. Pois é, concordo com você, esses programas não acrescentam muita coisa não.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É claro que lembro do seu blog! :)
    Costumo ver este tipo de programas de música mas é verdade o público não sabe escolher infelizmente.

    SHE WALKS Blog
    My Store - Infinite Universe

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca assisto esses programas, mas sinceramente!? eu acho a maior besteira!!! depois que acabam os programas os vencedores caem no esquecimento! nada a ver né?! agt achando que eles vão ser famosos, nada! É tudo um teatro =P

    http://virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho paciência pra acompanhar, então possivelmente não posso julgar ou sair falando baboseiras, porque realmente não sei!


    Beijos
    Sorteio de um calçado da Passarela
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. Maah, que bom que está de volta :D
    Ah, eu não sei se entendo ou não, mas eu adoro assistir esses programas musicais e mesmo tendo meus preferidos, nunca votei!!!
    Beijos, Té
    www.bloglola.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu não assisto muito não, só assisti The X Factor um tempo, e de vez em quando The Voice (não o Brasil). Mas acho que é uma grande oportunidade para as pessoas que participam, e para nós que podemos conhecer vozes novas, mas temos que saber escolher, né?
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa
    Tem sorteio no blog!

    ResponderExcluir
  7. Maah,

    Eu adoro surpresas, fiquei felicissima com sua visita. Estou curtindo sua pagina no FB.

    Obrigada! Boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Eu não curto muito, assisto o superstar as vezes por que eu adoro o dinho! ♥ haha

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente contigo! O público nunca é imparcial, embora eu acredite que até mesmo alguns jurados não são, ehehehe. Mas de qualquer forma, o que eu adoro nesses realitys é conhecer novos nomes de cantores e bandas alternativas e brasileiras! :D
    Mas excelente post e concordo!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Já não posso com esses programas, já desisti de ver e também acho tudo uma real fachada!

    ResponderExcluir
  11. SINCERAMENTE. O único programa musical que eu já vi na vida de verdade foi The X Factor. APENAS. E eu sempre encantava com a vozes que passavam por lá, e ficava muito PUTO quando o povo escolhia o candidato errado. Eles geralmente escolhem pelo o que a pessoa passou, entende? tipo pela história da pessoa, quer dizer, já que a pessoa sofreu, n custa nada ela ganhar um reality show.
    AMEI o post.

    XOXO :D
    Joven Clube | Clique aqui :)

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que não pertenço a esse mundo. Todos os reality os meus preferidos nunca é o mesmo da grande maioria!
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  13. Nossa concordo muito com sua opinião, eu mal assisto esses programas e as vezes outro que nem vencedor foi é que consegue fazer nome, tambem acho que o público não sabe escolher, adorei o post, beeeijooos amore e saudades Maah

    ResponderExcluir