sábado, 1 de março de 2014

Nos Bastidores com Vick Garaventa.



Olá, meus queridos leitores curiosos.
Tudo bem com vocês?

Hoje tenho algo diferente aqui nos bastidores da Chilli Beans Flaship, teremos exposição Animália, da artista plástica Vick Garaventa. E claro que eu fui ver essa exposição incrível e bate um papo com artista. 


A exposição Animália é incrível, achei muito linda e os detalhes é impressionante. O que me chamou atenção nos desenhos foi à mistura de partes do corpo humano com partes de animais. Essa foi a primeira mostra individual, Vick já fez parte de outras diversas exposições coletivas, incluindo uma no Museu da Arte Brasileira.
As paredes da Flasgship foram decoradas com a arte de Vick, criadas a partir de estudo da artista sobre anatomia e animal e humana.


Depois de ver a exposição, tive a honra de entrevistar à artista plástica. Na entrevista com Vick perguntei: Como está sendo para você fazer uma exposição aqui na loja da chilli beans? Vick respondeu: Eu acho que pensei no trabalho pra se desse jeito justamente por   ser um lugar diferente, por não ser um ambiente tradicional. Eu quis fazer algo diferente, não apenas um trabalho que ficasse na parede. E por ser um trabalho que desenho em giz e apago depois, é uma exposição única, só aqui.

Em seguida perguntei: Como surgiu sua inspiração para juntar partes do corpo humano com partes de corpo de animais? Vick disse que sempre teve interesse pelo corpo, e conforme ela foi aprimorando o trabalho dela, foi vendo o que ela gostava de fazer, foi ai que surgiu interesse de reconfigurar o corpo e desenhar referencia real com imaginário, e assim criar coisas terceiras. Então, é uma coisa que não está só presente nesse trabalho, mas em vários outros que já fiz. 


Quais artistas que você ver o trabalho deles como influencia? Vick respondeu: Olha tem vários artistas que trabalha com corpo. Gosto muito do trabalho da kiki Smith, é diferente do que faço. Tem um artista brasileiro que ele faz um trabalho legal também, que ele cria anatomia da sereia, Walmor correia.

Como foi que surgiu seu amor pela arte? Vick disse que sempre gostou de desenhar quando era pequena, mas  nunca pensei em seguir carreira de artista, era apenas uma coisa que eu gostava. Depois na adolescência que comecei a pensar, surgiu uma grande dúvida entre medicina e arte. Mas no final acabei me decidido em fazer arte.

.Você gosta de música? Na hora de criar você ouve música? Vick respondeu: O contato com a música é muito importante no processo de criação faz muita diferença. A música é essencial, quando eu estava fazendo os desenho aqui na chilli beans ou até mesmo quando estou no meu ateliê, sempre estou ouvindo música.  


Logo depois perguntei para artista: O que a arte significa na sua vida? Vick disse sorridente: que era tudo pra ela, afinal quando você é artista o trabalho é uma parte de você, acaba sendo uma coisa só,  você e a arte.  

Hoje em dia o cenário de arte plástica está mais fácil ou difícil para ser trabalha? Vick respondeu: Eu acho que está mais fácil. Pois, tem mais oportunidade para novos artistas. O Brasil esta no caminho muito bom. Com o surgimento de  novas galerias, estamos em um momento muito bom para os artistas jovens.

Qual é a dica que você deixa para os jovens que querem seguir carreira? Vick disse que é necessário fazer aquilo que você ama, não importa o que seja, faça com amor. Acho que não pode desistir, e se você não tiver ganhado dinheiro com isso, arrume um emprego e continue fazendo sua arte, e use a internet ao seu favor.  


Para finalizar a entrevista, perguntei: Qual sua playlist preferida quando você esta em processo de criação? Vick disse que seria melhor ela falar nomes de bandas, afinal tem muitas músicas preferida. Então, vamos aumenta o som! 



Gostaram?
Eu adorei ver a exposição, aviso já para Vick que ela ganhou uma admiradora do seu trabalho e que irei às próximas exposições.

Pra você que é de São Paulo tem recado especial, veja: http://instagram.com/p/k-vIIGFTTg/

Muito obrigada Vick e parabéns pelo talento. Fiquem por dentro de todas as novidades da artista plástica. 



Amanhã tem mais novidades aqui no blog. Fiquem ligados.

Beijo,

@maahmusic

Um comentário:

  1. Gostei muito do post e da playlist.
    Adoro Radiohead!
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir