domingo, 24 de fevereiro de 2013

Entrevista Exclusividade com Banda Pedra



Olá, caros leitores.

Tudo bem com vocês?

Estou muito feliz, porque hoje aqui no blog Maah Music tem uma banda muito bacana, e antes de mostrar essa entrevista insana quero deixa meus agradecimentos a Banda Pedra, tive a oportunidade de fazer com exclusividade para o blog entrevista com esses músicos incríveis.
Vamos para de Blá blá e começa logo essa entrevista muito especial. 



. Banda Pedra, é uma honra ter a presença de vocês aqui no Blog Maah Music, conte pra gente como foi o surgimento da banda?
Xando Zupo: Após o fim de minha banda anterior, chamada Big Balls, e do lançamento de um álbum solo na internet em 2003 com a participação de vários músicos do rock paulistano, inclusive do Rodrigo Hid e Luiz Domingues; dediquei-me à construção do Overdrive Studio o qual dentre outros objetivos também seria o início da estruturação de uma nova banda a qual eu tinha o interesse de iniciar. Sendo assim em fim de 2004 comecei a buscar os músicos que poderiam ter interesse em iniciar essa parada. Após algumas breves tentativas com outros músicos, chegamos em janeiro de 2005 com a formação que gravou o primeiro cd, chamado Pedra. A diferença nessa formação foi a presença na gravação do baterista Alex Soares, vindo também do fim do Big Balls. Alex Soares é um baterista sensacional, mas tínhamos visões e foco diferentes tanto artisticamente como estruturalmente sobre os objetivos da banda, sendo assim participou como convidado nesse primeiro cd e agradecemos muito pelo seu brilhantismo e participação. Esse primeiro album foi lançado em abril de 2006 e foi exatamente desde o primeiro show de lançamento que contamos com a presença do baterista definitivo da banda, Ivan Scartezini, que tem a linguagem artística e foco perfeitos para o Pedra. Em 2008 lançamos Pedra II, em 2012 5 singles e estaremos em estúdio gravando o terceiro álbum a partir de março de 2013.
 
 

. Curiosidade minha e acredito que dos fãs também, por que o nome da banda é Pedra? Qual significado?
Xando Zupo: Queríamos um nome fácil de guardar, que remetesse à algo em estado puro (no caso foi um mineral), que desse idéia de solidez e que tivesse toda essa pluralidade de interpretações, que remetem e encaixam perfeitamente na mesma pluralidade de elementos que as músicas tem. A idéia principal da banda é que façamos música sem rótulos, mesmo que haja uma intensidade e pegada de rock constante, existem elementos de soul music, progressivo, pop, funk (de verdade), Mpb e até baião. O nome trazia tudo isso agregado, a solidez e o estado bruto.
Luiz Domingues: Concordo com todas as observações do Xando e só acrescento que pensamos também na praticidade de uma palavra sonora, de fácil assimilação para as pessoas.
Rodrigo Hid: Pedra: um nome simples e todo mundo sabe o que é. Não possui um significado oculto.
Ivan Scartezini: E não tem absolutamente nenhuma ligação com os "Stones". 


. Acho que todas as bandas têm momentos de dificuldades, qual foi o momento mais difícil da banda?
Xando Zupo: O período de parada que demos entre abril de 2011 e julho de 2012. Tivemos 5 ótimos anos e um ruim. Foi difícil por um lado mas por outro trouxe de volta uma banda muito mais madura, ainda mais focada e com o astral elevadíssimo. Good Times, Bad Times. 
Luiz Domingues: Eu penso diferente do Xando nesse aspecto. Para mim, o período mais difícil foi após o ótimo embalo que tivemos em 2006, decorrente da excelente repercussão que o primeiro álbum teve. Foi certo choque térmico em 2007 e parte de 2008, por esse embalo ter decaído e foi duro retomá-lo.
Rodrigo Hid: Os dois momentos que meus companheiros citaram foram complicados pra nós. Porém é natural pra toda banda estar sujeita a altos e baixos, pois assim é a dinâmica da vida e da arte.
Ivan Scartezini: Realmente esse break e o pré-break de 2011, na minha opinião.
 

. Vocês são músicos com um tempo de carreira, na opinião da banda, hoje no mundo underground o que está faltando na opinião de vocês?
Xando Zupo: Putz, hehe. Poderia falar que falta um milhão de coisas, sempre falta algo, né?
Melhores palcos, Teatros e casas para show autoral. Independente do que falte ao underground, porque as bandas sempre se viraram e sempre se virarão para fazer a coisa rolar, falta mesmo é que a música e as artes em geral voltassem a ter a importância que tinham nas nossas vidas. Principalmente mas não exclusivamente, a geração nova tem mais a tecnologia como sua principal rebelião e revolução, esse é pelo menos o início desse século que se mostra e o próprio mainstream se tornou um espaço muito apertado e dividido entre uma maioria de "artistas" de péssimo nivel, os quais difundem o pior lixo cultural possível em um país que já teve Trio Los Angeles, mas que tinha ao mesmo tempo uma Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Velôso, Gonzaguinha, Barão Vermelho, Lobão no topo das paradas. A coisa era mais equilibrada. Hoje o mainstream é vergonhoso em sua maioria.
Então, assim... Fora isso... Não falta nada não, a gente corre atrás.
Luiz Domingues: Creio que uma coisa que havia em profusão nos anos 60, 70 e 80, ou seja, espaços bem estruturados para artistas autorais se apresentarem. Havendo espaços com estrutura digna, o público volta a se interessar mais pelos artistas fora do mainstream, tenho certeza.
Rodrigo Hid : Mais espaço pros trabalhos autorais e galera afim de conhecer coisas novas.
Ivan Scartezini: Acho que espaço é unanimidade. Público certamente tem e sempre terá.


. Quais são as influências da banda Pedra?
Xando Zupo: Tudo o que vc puder imaginar desde que o resultado final fique do nosso agrado.
Luiz Domingues: Somos abertos à qualquer coisa, literalmente. O espírito da banda é agregador, sem preconceitos, rótulos ou impedimentos estéticos de qualquer monta.
Rodrigo Hid: O Pedra possui diversas influências, é um caldeirão sonoro.
Ivan Scartezini : Boa música.


. Na opinião da banda, no mundo da música existe espaço para todos os estilos de música?
Xando Zupo : Existiria mas não existe igualitariamente.
Luiz Domingues : Verdade...deveria existir espaço equânime para todas as manifestações artísticas.Tem gosto e público para todo mundo, mas infelizmente os poderosos que dominam a difusão cultural neste país, preferem optar pela vergonhosa estratégia do monopólio. A ganância dessa gente não tem limites e sufoca cruelmente quem não tem espaço algum.
Rodrigo Hid: Bem, espaço em que aspecto? Na mídia, tudo o que rola é esquema. Fora da mídia se você procurar vai achar bons artistas em diversos nichos. O que eu sempre falo é que estamos nessa e fazemos o nosso som porque queremos, nunca tivemos alguma interferência de produtor, empresário ou o que quer que seja. Fazemos o que estamos afim de fazer e colhemos os frutos aos poucos. 
Ivan Scartezini: Teoricamente sim, mas por vários motivos, alguns inclusive citados pelo Luis, a coisa é bem diferente na prática.


. As composições da banda são feitas por vocês mesmo? Existe alguma inspiração especial?
Xando Zupo : Até hoje 95% das músicas do Pedra são nossas e outros 5% são nossas com parcerias. Temos 3 músicas no repertório que não são nossas. Nenhuma inspiração especial. Cada música é uma estória ou história diferente. Podem falar de vida, morte, qualquer coisa. Musicalmente é como falei nas respostas anteriores.
Luiz Domingues : Acrescento que as composições de autores de fora, tem obviamente identidade com o trabalho e com o nosso toque, em termos de arranjo, coadunam-se perfeitamente com o material próprio.
Rodrigo Hid: As composições são todas nossas com exceção das releituras do Sérgio Sampaio (Filme de Terror) e do Guilherme Arantes (Cuide-se Bem). Temos como colaboradores em algumas composições: Cezar de Mercês, Osmar Santos e Tom Hardt. 


. O Blog Maah Music gosta de novidade, contem quais são as próximas novidades da banda?
Xando Zupo: É surpresa. Vcs terão de acompanhar para saber as cenas dos próximos capítulos....
Luiz Domingues: Isso aí! De olho no Blog Maah Music para saber das novidades!
Rodrigo Hid: Estamos preparando um clip e um disco.


.Em relação aos fãs, como é o contato com eles?
Xando Zupo: Tranquilo quando não rasgam nossas roupas. hehehe. Temos o maior prazer em conversar com todo mundo. Muitos são amigos. Quando uma banda começa, a maioria do público é de amigos, hoje o trabalho chegou em um ponto bacana onde em vários lugares o público é de pessoas desconhecidas. É muito bom ver as pessoas cantando suas músicas sem vc nunca a ter visto antes.
Temos bastante contato pelo facebook também e tem muita gente do Rio de Janeiro, do sul e de Minas, além do estado de São Paulo.
Luiz Domingues: Sempre prazeroso e com direito à surpresa de saber de alguém de longe que nos acompanha com real interesse.
Rodrigo Hid: Os nossos fãs são sensacionais, alguns são grandes amigos e uma grande força pra banda continuar no seu caminho.
Ivan Scartezini: É o grande barato de se fazer música, saber que vc está tocando a vida de outras pessoas de alguma forma, pessoas que às vezes nem te conhece, mas vc acaba tendo importância para elas, assim como cada uma delas tem para nós.


. Entrevista quase chegando ao fim, conte o que podemos esperar da banda Pedra em 2013 ? 
Xando Zupo: Disco novo, muito mais shows (que já começaram) e o resto, como disse, tem de acompanhar, porque tem mais....sim.
Luiz Domingues: Shows, músicas novas (muitas).
Rodrigo Hid: Sim, o Pedra está rolando a todo vapor. Fiquem ligados.
Ivan Scartezini : Sangue, suor e lágrimas...


.Qual é a mensagem que vocês deixam para a galera do blog Maah Music?
Xando Zupo: Ouçam MUITA música. Toda que puderem. Essa é uma das coisas bacana que vcs levarão quando não estiverem mais aqui.
Luiz Domingues: Minha mensagem é em forma de elogio: Que bom saber que existe gente jovem interessada em música. O mundo não acabou e a música está aí, viva e forte.
Rodrigo Hid: Lutem por seus sonhos e não tenham vergonha de serem felizes.
Ivan Scartezini : Cuidem-se bem. Vemos-nos em breve. 

Gostaram?

Eu adorei bacana fazer entrevista com eles, eu amei!
Quer fica por dentro de todas as novidades da banda? Acesse:




E por hoje é só meus queridos leitores, amanha tem muito mais. Vou lá curti a músicas da Banda Pedra.
Aumenta o som!
Beijo,
@Maahmusic
 




 

15 comentários:

  1. I always used to study paragraph in news papers but now as I am a user of net so from now I am using
    net for articles or reviews, thanks to web.

    Check out my web blog clickbank products list

    ResponderExcluir
  2. It's an awesome paragraph in support of all the web viewers; they will get benefit from it I am sure.

    Here is my webpage ... search engine optimization for business

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a banda, parece ser boa mesmo! :D
    Beijos,

    Luísa • Lui Pimenta

    Facebook - Twitter

    ResponderExcluir
  4. Nao conhecia a banda mais parece ser legal

    Conheça meu blog? » http://gabriellasuritaa.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar, mas que legal a entrevista

    http://www.metadefutil.com/

    ResponderExcluir
  6. Essa banda é MARAVILHOSA! Eu ouço todos os dias! Quero mais shows! Já fui a 2 e quero ir em todos os que puder!
    Fora que os músicos são LINDOS e super simpáticos!
    Valeu!
    Beijo!
    Elizabete Mendes

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a banda, por isso curto seu blog, sempre conheço um som novo haha Curti a entrevista e a banda :)

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a banda também, mas adorei conhecer. haha
    beijos

    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
  9. Amei a entrevista Maah *-*
    http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tinha ouvido falar dessa banda,mas adorei a entrevista,muito interesante.

    ResponderExcluir
  11. Da banda conheço o Luiz Domingues.Ele é meu amigo no sônico e face e já assisti alguns vídeos e adorei!
    Quero muito um dia assistir ao vivo!
    Muito legal a entrevista. Pois conheci melhor a Banda Pedra.
    Parabéns ao blog Maah Music pela maravilhosa entrevista.
    SUCE$$O PARA A BANDA PEDRA E PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  12. que fera esse entrevista!
    não conhecia essa banda!
    Beijos!

    www.fashionfrisson.com

    ResponderExcluir
  13. Xando cuidado com as fãs que rasgam as roupas enlouquecidas em pleno êxtase..rss. Aos que não conheciam a banda, compareçam ao show e digam adeus aos lixos indies.

    Dum

    ResponderExcluir
  14. Já tive a oportunidade de vê-los em ação e RECOMENDO.

    ResponderExcluir
  15. Sou fã de carteirinha do PEDRA e aguardo ansiosamente o disco novo e é muito bom ver uma banda que faz um puta som e antenada com tudo que está a sua volta!!!!
    VIDA LONGA AO PEDRA E AO BLOG (que dá voz e vez as bandas novas) !!!!
    Silvana Castro

    ResponderExcluir