quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Giro pelo mundo: Renan Luce



Quarta-feira chegou e é dia de mais um Giro Pelo Mundo. Hoje, eu – Renan – trago para vocês leitores do Maah Music o Renan. Não entenderam? Calma que eu explico. A dica internacional da semana é meu xará e é lá da França. Com nosso novo destino, o GPM apresenta o cantor de Folk Pop Renan Luce, de 32 anos.




Da maneira mais óbvia possível, descobri o cantor buscando músicos que tivessem o mesmo nome que eu no Google. Foi quando ouvi pela primeira vez a canção “La Lettre”, de ritmo calmo e agradável, perfeita para relaxar. A letra conta de forma poética a história de uma carta enviada para a pessoa errada, sobre um possível suicídio diante de um penhasco e o resgate de uma donzela grávida, sendo por fim uma conhecida do eu-lírico. Importante ressaltar que as músicas de Renan são bastante carregadas de poesias e rimas.
 




Sobre a carreira do cantor, ele começou a se interessar por música quando entrou para um coral ao lado do irmão Damien, logo depois ingressando no Conservatório de Brest para aprender piano. No entanto, já em outra escola de música, Renan Luce desistiu do teclado pelo saxofone, aprendendo também o violão de forma autodidata. Então, ele começou a tocar em bares e festivais. O primeiro álbum foi lançado em 2006, intitulado “Repenti”, com treze faixas mais três músicas acústicas na edição especial. A compilação foi gravada em cidades como Paris e Bruxelas. Renan ficou famoso na França por conta dos singles “La Lettre” e “Les Voisines”. O cd vendeu mais de 800.000 cópias e o cantor seguiu em turnê por seu país até meados de 2008, tendo todos os shows esgotados. “Repenti” ganhou certificado de platina também na Bélgica.




Em 2009, veio o segundo disco, “Le Clan Des Miros”, dessa vez com doze faixas. Foi incluída a música "On N'est Pas À Une Bêtise Prês", da trilha sonora do filme francês "Le petit Nicolas". As outras canções de trabalho foram “Nantes” e “La Fille de la Bande”, levando o álbum à certificação de platina dupla. Em 2011, Renan Luce participou da coletânea de músicas em homenagem a Gilbert Bécaud com “Diamanche à Orly” e, em 2012, gravou a parceria “Ignoble Noble” para o álbum de Alexis HK, também com Benoît Dorémus.

Curiosidade: o clipe da música “Les Voisines” foi inspirado no filme “Janela Indiscreta”, obra clássica do conceituado diretor Alfred Hitchcock.
 

Renan Luce, a dica do Giro Pelo Mundo de hoje. Gostaram? É só procurar pelas músicas do cantor no Youtube, Google e demais sites musicais, como o Last.Fm. Alguns links para facilitar:


Semana que vem estou de volta com o Giro Pelo Mundo, sessão exclusiva do Blog Maah Music. Lembrem-se: o destino agora é a França!

Renan Oliveira


Um comentário: