E aí galera, tudo em paz? Hoje o assunto é bem explicativo e interessante, já que tantas pessoas nem sabem qual o gênero de música estão ouvindo, principalmente o ROCK, que tem tantos subgêneros que muitas pessoas nem acreditam. Você sabia que existem quase 200 gêneros de Rock? Pois é, bastante, não? 


Entre os mais insanos, e no mínimo curiosos, estão Medieval Metal, Nintendocore, Pornogrind, Cowpunk, Symphonic Rock e vários outros! Mas eu gostaria mesmo de falar e detalhar de uma forma breve sobre 5 gêneros que todo mundo já ouviu, para que não haja confusões e dúvidas por aí, ok?
Vamos lá, começando com:
1) Folk Rock: Pra ser bem direto, é um som limpo! Músicas suaves que não usam distorções em guitarras, baixos, e com todos os instrumentos em harmonia, bem afinadinhos, assim como um vocal uniforme com a música, isso é Folk! Grandes nomes já estiveram presentes nesse gênero, como Bob Dylan, Joni Mitchell, entre os brasileiros Renato Russo e outros. Sua origem é americana, tendo seu início em E.U.A e Canadá. E um fato primordial pra saber se é ou não Folk, é simples, ele nunca é pesado! É sempre uma sonoridade suave, podendo claro ter algumas exceções.
2) Indie Rock o Indie pode ser traduzido como “Rock Independente”. Mas não é só isso, é um gênero pós new-wave, com algumas raízes do punk rock. Bandas Indies geralmente são dissociadas de grandes gravadoras, podendo assim serem chamadas de bandas underground. Ele surgiu no Reino Unido e nos EUA durante a década de 80 e tem vários representantes em todo mundo, como The Smiths, Sonic Youth, e alguns exemplos brasileiros sãoMoptop, Autoramas, Bidê ou Balde? E etc!
3) Heavy Metal Um dos gêneros mais ouvidos do mundo, com um público muito fiel. Temas de programas de TV, rádio, e com uma história incrível. O gênero desenvolve grandes solos de guitarra distorcidas, batidas enfáticas e letras psicodélicas. Bilhões de pessoas um dia na vida já ouviram a música ou pelo menos já ouviram falar do Iron Maiden, Black Sabath, Led Zappelin, Metallica, Mastodon (banda cujo post anterior fala) ou até de algumas bandas brasileiras como Angra, Shaman, Sepultura. O gênero nasceu na década de 60 aonde? Adivinha só… Na Inglaterra e nos E.U.A.
4) Hardcore É um dos meus gêneros favoritos, com canções curtas e letras voltadas para criticar governos, sociedades, políticas, tudo de forma agressiva ou algumas vezes cómica, o hardcore digamos… “tira sarro” da sociedade, no meu ponto de vista. Suas origens são pós punk rock nos E.U.A por volta de 1978… Os pioneiros nessa arte são bandas da Califórnia como Dead Kennedys, Black Flag, Bad Brains, etc. No Brasil temos algumas jóias raras como o Dead Fish, Sugar Kane, Cólera, Mukeka di Rato, Ratos de Porão, e algumas outras. Sempre numa batida muito rápida e acordes não muito complicados o hardcore é muito comum nos fones de quem pratica esportes radicais, como surf, skate, Parkour, mas também em pessoas com senso crítico, que sejamos honestos, é fundamental. 
5) Grunge É um gênero “alternativo”, nascido em Seattle, E.U.A, na década de 80, inspirado pelo Hardcore, Heavy Metal, e Indie (os 3 últimos gêneros citados acima), com letras sarcásticas sempre falando de desejo de liberdade, alienação social, e raras vezes de amor… Músicos grunge, numa maneira bem popular de dizer, são conhecidos por estarem “se lixando”  pra coisas que geralmente a maioria das pessoas dão muito valor, como forma de se comportar, de se vestir, de ser… No Grunge rock, se destacam as primeiras bandas como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, Stone Temple of Pilots, Hole, Etc! Porém, infelizmente não conheço nenhuma banda de tal gênero aqui no Brasil, deve ser porque aqui as pessoas se importam mais com moda do que com a mensagem que um bom rock transmite.
Bom, galera, é isso aí, mas como eu disse, seria (e foi) uma forma breve de falar sobre os gêneros, cabe a quem se interessa estudar sobre o que ouve procurar sempre saber mais daquilo que lhe influencia, afinal, roqueiro bom é roqueiro que se informa! Valeu?
Abraços, Vinícius Franco
Twitter: @ConceitoRock

4 Comments

  1. Ana Gabrieli Reply

    Adoro PUNK e HARDCORE!!!!
    Adoro musicas com opinioes criticas e independentes do pensamento da
    sociedade…

DEIXE SEU COMENTÁRIO